quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Facebook está reduzindo o alcance orgânico, e você é o culpado?!

Nenhum comentário :

O Facebook não é 'responsável' pela queda de alcance das publicações, mas empresas e profissionais que já não agradam mais com estratégias ineficientes de mídias sociais, postagens repetitivas e spams, fazendo com que a plataforma se torne desinteressante para o usuário, justamente logo para quem a plataforma foi criada está quase sendo convidado a ser expulso.
Você já deve ter notado que suas publicações também já não engaja mais como antes, ou seja, suas postagens também podem estar deixando a desejar.
Não se sabe ao certo ou não há informações oficiais, mas os usuários já vem se queixando há um tempo sobre o alcance orgânico das publicações. É evidente que as postagens vem diminuindo o alcance de fãs e seguidores, funcionários do Facebook alegam que o feed já não suporta tantos dados.
Então quer dizer que receber mais curtidas na fan page já não significa ter um alcance maior de publicações, mas essa não é uma noticia ruim, pelo contrário, obriga marcas, empresas e usuários investirem em conteúdo de valor e segmentação de público, ao invés de invadir perfis e grupos com informações inúteis e fakes.
Imagine um inquilino que não paga aluguel, invade a casa dos vizinhos sem permissão(spam) e você é o síndico, ou o proprietário do condomínio, logo haverá queixas, correto?
Pois é, ai é que esta o problema, com a quantidade de dados crescendo constantemente a cada minuto, o edgerank precisa filtrar muito mais dados, enquanto isso, a rede vai sendo bombardeada, gerando irritação de usuários que estão abandonando e encerrando suas contas.
Alguns números comprovam uma redução de até 50% no alcance orgânico a cada ano, exemplo, paginas de fãs que tem acima de 500 mil fãs e que costumam alcançar 4% dos fãs poderá atingir somente 2%, 10.000 fãs respectivamente.
A mudança será dolorida para pequenos negócios ou profissionais liberais, mas para o Facebook é totalmente lógico, pois é um modelo de negócio, e apesar de ser gratuita, é uma ferramenta de publicidade gigantesca, então não há sentido algum no alcance orgânico.
Cerca de 93% da receita do Facebook é proveniente de publicidade, e com a gigantesca quantidade de informações, se tornou imprescindível derrubar o alcance orgânico e incentivar publicações patrocinadas(pagas).
Grandes marcas com milhões de seguidores ainda podem se beneficiar, por exemplo, a Coca-Cola(93,3 milhões de fãs) tem alcance orgânico de cerca de 900 mil seguidores, e com alguns milhares de comentários e compartilhamentos, alcança um pouco mais.
Pequenos negócios que já estavam se acostumando a galgar alguns clientes peloFacebook, terão de por a mão no bolso e pagar pelos anúncios, afinal, a plataforma foi criada para os usuários, e não para empresas.
Entenda que, o Facebook sempre irá fazer alterações sempre que necessário, se os anunciantes não tomarem a consciência de apenas querer vender e não criar conteúdo atrativo e interessante, mais contas serão bloqueadas.
Agora talvez você tenha entendido porque "você é culpado."

Fonte: soludig.com.br | Por Ulysses Paes

Nenhum comentário :

Postar um comentário